As Lições de Casa cumprem importante papel no projeto pedagógico da nossa escola, pois possibilitam às crianças aprender a estudar com autonomia e compromisso com sua aprendizagem desde a educação Infantil.
Acreditamos que o hábito deve se dar em decorrência de uma prática sistemática e regular, ou seja, em dias determinados e com prazo para entrega, mas principalmente significativa.
O principal objetivo das tarefas de casa é desenvolver a postura de estudante, construindo hábitos de estudo importantes na vida escolar e social, além da responsabilidade de levar o dever, realizá-lo e trazê-lo de volta no dia marcado.
Para as famílias, o objetivo principal é participar da aprendizagem dos filhos, envolvendo-se com as propostas e projetos realizados pela escola de maneira ativa e compromissada.
O papel da escola é o de socializar as propostas e os projetos desenvolvidos, compartilhando estratégias e procedimentos de ensino com as famílias.
As tarefas para casa não precisam seguir formalizações tão rígidas. O professor pode pedir registros ou pesquisas relacionados ao que a turma está desenvolvendo em sala de aula.
Trabalhar com a criança o senso de responsabilidade e o exercício da autonomia em relação ao próprio material escolar colabora para que ela aprenda a se organizar.
Semanalmente, aqui no Paulo Freire, os alunos de Educação Infantil ao 5º ano desenvolvem Projetos de Leitura na Sala de Leitura do Colégio, e escolhem livros para levarem para casa, realizar a leitura sozinhos ou com os pais, e trazem de volta na semana seguinte, para que preencham fichas de leitura indicando ou não esse livro a outros alunos.
As tarefas relacionadas às Sequências de Atividades e Projetos desenvolvidos em sala de aula são enviadas diariamente, geralmente de segunda a quinta-feira, a depender dos combinados de cada turma com sua professora.
As atividades enviadas são sempre de acordo com o que já foi realizado em sala de aula, e sempre tem contexto com os assuntos abordados, complementando a aula do dia.
Todas as tarefas são explicadas aos alunos em sala, e as consignas e orientações sempre são claras e objetivas, para que os alunos que leem com autonomia possam realizar sozinhos, e que os menores possam receber ajuda dos pais de forma segura.
Em casos específicos, como na Matemática, onde os procedimentos são extremamente importantes, e na fase de Alfabetização, onde as intervenções dos adultos devem ser muito precisas, oferecemos Oficinas aos pais, para esclarecer e orientar sobre como é realizado o trabalho na escola, podendo assim, ajudar em casa.
No decorrer do 1º Trimestre, realizamos a Oficina de Matemática, para orientá-los quanto ao trabalho com a Matemática ao longo do ano letivo. Explicitamos aos pais a maneira como desenvolvemos com os alunos os procedimentos de cálculo desde o 2º ano, e os convidamos a participar e calcular junto, tirando todas as dúvidas para que possam desenvolver o mesmo trabalho em casa nas tarefas.
A Oficina de Alfabetização, apenas com os pais do 1º ano, também acontece no 1º Trimestre, após primeiras avaliações e avanços nas hipóteses de escrita e leitura das crianças. Há esclarecimentos a respeito das fases de escrita pelas quais as crianças passam e são estimuladas a desenvolver até que cheguem à escrita convencional. Os pais também são orientados quanto à forma de trabalhar para que as crianças avancem em suas hipóteses, realizando intervenções positivas e estimulando-as em casa, a respeito do interesse pela leitura e pela escrita.
Esperamos com isso garantir que não haja conflitos entre os ensinamentos e estímulos oferecidos em casa e na escola, que todos possam realmente “falar a mesma língua”, e assim, mostrar a clareza e a transparência da nossa proposta pedagógica.
Carolina Coronado Hadad
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário