Colégio Paulo Freire Jundiaí

Colégio Paulo Freire Jundiaí

sábado, 21 de agosto de 2010

SOBRE LIÇÕES DE CASA

As Lições de Casa cumprem importante papel no projeto pedagógico da nossa escola, pois possibilitam às crianças aprender a estudar com autonomia e compromisso com sua aprendizagem desde a educação Infantil.
Acreditamos que o hábito deve se dar em decorrência de uma prática sistemática e regular, ou seja, em dias determinados e com prazo para entrega, mas principalmente significativa.
O principal objetivo das tarefas de casa é desenvolver a postura de estudante, construindo hábitos de estudo importantes na vida escolar e social, além da responsabilidade de levar o dever, realizá-lo e trazê-lo de volta no dia marcado.
Para as famílias, o objetivo principal é participar da aprendizagem dos filhos, envolvendo-se com as propostas e projetos realizados pela escola de maneira ativa e compromissada.
O papel da escola é o de socializar as propostas e os projetos desenvolvidos, compartilhando estratégias e procedimentos de ensino com as famílias.
As tarefas para casa não precisam seguir formalizações tão rígidas. O professor pode pedir registros ou pesquisas relacionados ao que a turma está desenvolvendo em sala de aula.
Trabalhar com a criança o senso de responsabilidade e o exercício da autonomia em relação ao próprio material escolar colabora para que ela aprenda a se organizar.
Semanalmente, aqui no Paulo Freire, os alunos de Educação Infantil ao 5º ano desenvolvem Projetos de Leitura na Sala de Leitura do Colégio, e escolhem livros para levarem para casa, realizar a leitura sozinhos ou com os pais, e trazem de volta na semana seguinte, para que preencham fichas de leitura indicando ou não esse livro a outros alunos.
As tarefas relacionadas às Sequências de Atividades e Projetos desenvolvidos em sala de aula são enviadas diariamente, geralmente de segunda a quinta-feira, a depender dos combinados de cada turma com sua professora.
As atividades enviadas são sempre de acordo com o que já foi realizado em sala de aula, e sempre tem contexto com os assuntos abordados, complementando a aula do dia.
Todas as tarefas são explicadas aos alunos em sala, e as consignas e orientações sempre são claras e objetivas, para que os alunos que leem com autonomia possam realizar sozinhos, e que os menores possam receber ajuda dos pais de forma segura.
Em casos específicos, como na Matemática, onde os procedimentos são extremamente importantes, e na fase de Alfabetização, onde as intervenções dos adultos devem ser muito precisas, oferecemos Oficinas aos pais, para esclarecer e orientar sobre como é realizado o trabalho na escola, podendo assim, ajudar em casa.
No decorrer do 1º Trimestre, realizamos a Oficina de Matemática, para orientá-los quanto ao trabalho com a Matemática ao longo do ano letivo. Explicitamos aos pais a maneira como desenvolvemos com os alunos os procedimentos de cálculo desde o 2º ano, e os convidamos a participar e calcular junto, tirando todas as dúvidas para que possam desenvolver o mesmo trabalho em casa nas tarefas.
A Oficina de Alfabetização, apenas com os pais do 1º ano, também acontece no 1º Trimestre, após primeiras avaliações e avanços nas hipóteses de escrita e leitura das crianças. Há esclarecimentos a respeito das fases de escrita pelas quais as crianças passam e são estimuladas a desenvolver até que cheguem à escrita convencional. Os pais também são orientados quanto à forma de trabalhar para que as crianças avancem em suas hipóteses, realizando intervenções positivas e estimulando-as em casa, a respeito do interesse pela leitura e pela escrita.
Esperamos com isso garantir que não haja conflitos entre os ensinamentos e estímulos oferecidos em casa e na escola, que todos possam realmente “falar a mesma língua”, e assim, mostrar a clareza e a transparência da nossa proposta pedagógica.


Carolina Coronado Hadad
Coordenadora Pedagógica

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