Em 19 de Setembro de 1921, nascia no Recife, o mitológico educador Paulo Reglus Neves Freire, patrono de nossa escola. Amanhã ele completaria 89 anos. Infelizmente o perdemos em 1997. Sua realidade social, a pobreza vivida pela família, as dificuldades com a saúde e sua relação de amor com a educadora Elza Freire, e posteriormente com Nita Freire, marcaram profundamente sua visão sobre o mundo e sua concepção de educação. A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire acentua a função da escola como agente de transformação social, das injustiças. Ler o mundo e interpreta-lo, precede o domínio da escrita. O respeito à diversidade cultural, aos saberes e vivências pessoais dos alunos devem ser considerados pelo professor. Não é a toa que herdamos o seu nome, não é a toa que a XVIII Semana Paulo Freire acontece nesta semana.
Em visita ao nosso colégio, em 1995, Paulo Freire deixou-nos uma frase que segue como estímulo para continuarmos o nosso trabalho: “Cheguei. Vi. Perguntei. Espantei-me. Gostei. Voltarei.” Em seus 18 anos de existência nossa comunidade escolar, administrada por pais abnegados imbuídos do espírito cooperativista, sempre contou com o amparo intelectual e a presença de renomados educadores brasileiros, como o própprio Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire (que esteve no colégio em várias ocasiões) Yves de La Taille, Julio Groppa Aquino, César Aparecido Nunes, Paulo Ronca, Celso Antunes.
Uma escola que nunca se rendeu aos ditames do mercado privado da educação e cuja confiança da maioria dos cooperados tem se constituído como uma marca para o sucesso das experiências de vida que nela se constituíram. Temos orgulho de, no passado, termos contado com a participação, em nosso corpo docente, de professores como a Dra. Mariângela Borges Salvadori (hoje professora da Faculdade de Educação da USP), do Dr. Rodolfo Antonio Figueiredo (professor da Universidade Federal de São Carlos), da Dra. Dulcineia Ferreira Pereira (professora da Universidade de São Carlos), do Dr. Wanderley Carvalho (professor do Centro Universitário Padre Anchieta), do Dr. Ascísio dos Reis Pereira (professor da Universidade Federal de Santa Maria-RS), da Dra. Valéria Silva Dias (professora da UNESP), do professor Cláudio Lucarevski, hoje cursando doutorado no Canadá e tantos outros dedicados profissionais que compuseram nossa equipe durante esses longos anos.
Uma escola que conta com 80% do seu corpo docente com nível de pós graduação, metade dos professores do Ensino Médio com nível de mestrado, e um dos membros da equipe do Ensino Fundamental I cursando Doutorado em Educação na FEUSP. Conta também em seus quadros, com lendas vivas da e educação jundiaiense, como Ariovaldo Zaniratto, um senhor de mais de 60 anos, 40 deles dedicados ao ensino básico, autor de dois livros didáticos. Membros da equipe docente que nos últimos três anos publicaram 7 livros e antologias sobre educação em parceria com a Editora In House, além de diversas capítulos de livros, participação em eventos acadêmicos, grupos de pesquisa e orientação de estudos em diferentes universidades da região. Temos também orgulho de ter em nosso quadro docente, professoras formadas aqui, como a Tatiana Bernardes e todo o grupo de jovens professoras do período da tarde, preparadas intelectualmente, dedicadas às causas de nosso colégio. Ainda nos orgulhamos de compartilhar a alegria da aposentadoria de alguns de nossos professores e professoras, além da solidariedade mútua nos momentos de tristeza e dificuldades. Temos duas coordenadoras, as professoras Mirene e Carolina, que abraçam além das próprias forças, a imensidão de tarefas que uma educação com foco na pessoa humana implica. E junto com elas, nossos professores se despojam de suas necessidades fundamentais para acolher com amor o ideal de escola que coletivamente construímos.
Uma escola que teve como primeira diretora a Professora Djanira Arruda, um dos grandes pilares de nosso empreendimento educacional, referência primeira dos a tuais membros da equipe de gestão. Uma escola que conta com a bondade e a sabedoria de nossa diretora, professora Maria Silvana Ceresa Silva, que possui 30 anos dedicados ao trabalho com crianças, adolescentes e jovens e cujos filhos aqui se formaram, para depois ingressarem na UNICAMP. Que teve em seus quadros administrativos nosso eterno presidente Pedro Lafaiete do Nascimento, amigo de André Mariano de Castro, nosso ex-presidente. Agora é capitaneada pelo jovem arquiteto Silvio Duarte Filho, um idealista formado pela Faculdade de Arquitetura da USP e que nos interpela constantemente para o espírito da criatividade e de uma educação com liberdade. Sofremos juntos as dores e angústias do imprevisível, mas também compartilhamos as alegrias e sinceridades que a convivência humana, palco das idiossincrasias, contempla.
Uma escola que se orgulha de já ter contribuído para a formação de 270 moços e moças que terminaram o ensino médio já faz muito tempo. Nossos orgulhos, como Felipe Pessoto, cursando Mestrado na USP; José Edgar Valente, que participou de um projeto na agência espacial americana, a Nasa; Jéssica Ricci Gago, advogada formada pela faculdade de direito da USP; Andréia Dulianel, que recente defendeu dissertação de mestrado em artes plásticas, na Unicamp; Thais Tartalha do Nascimento, que atualmente cursa doutorado em Antropologia na Unicamp e é editora da Revista Ruris; Tiago de Melo, jovem engenheiro que trabalhou na Companhia Vale do Rio Doce; Guilherme Almeida, advogado do segundo maior grupo econômico do Estado do Paraná; Fábio de Nuccio, que está se formando em medicina na FMJ, Camila de Angelis, que cursa Medicina na UFSCarlos; Thales Pupo West, que cursa mestrado em Engenharia Florestal na USP e tantos outros nomes que compõem o grupo de alunos formados ou estudando em universidades estaduais e federais. Isso prova a capacidade dos nossos educadores e a qualidade do nosso projeto político pedagógico, que não precisa de símbolos e pacotes vendidos para garantir o que sempre defendemos, um humanismo crítico, uma antropologia política da educação, a liberdade de criação, o espírito ético, a decência e a boniteza, como dizia Paulo Freire.
Não nos rendemos às ideologias descaracterizadoras do humano, não nos submetemos à falta de reflexão, garantimos a liberdade de opinião para todos, professores e alunos, não há nenhuma submissão ideológica nem hierárquica que abale as estruturas de uma educação vista como processo contínuo e aberto, cheio de possibilidades para o crescimento intelectual e humano de todos os que compõem esta comunidade. Temos sido pioneiros na implementação de uma educação temática em nossa região e uma metodologia de avaliação que contempla todas as dimensões do ato educativo.
Por fim, nos últimos anos temos ampliado nossa rede de parcerias com escolas de educação infantil que comungam de nossos princípios. Para a realização deste evento contamos com o apoio de vários amigos, como a Editora In House, a Livraria Conhecer, os supermercados MontSerrat, a Escola de idiomas Tubbing e a Gráfica Piacere. E também do apoio de todos os nossos professores, do grêmio estudantil, dos funcionários, do conselho de administração, dos pais, como o Ivan Assaf, que sempre se prontifica a nos ajudar.
Ficamos muito felizes em perceber que parte de nossas vidas está aqui neste espaço privilegiado em meio à natureza, devido à parceria com a AABB. Voltamos para casa cansados, muitas vezes angustiados e preocupados com o futuro, mas com a certeza de que fazemos o que a nossa consciência indica, um trabalho recheado de amor, honestidade, dedicação e, sobretudo, de esperança. Esperamos que vocês se sintam em casa e que aproveitem as experiências que hoje aqui serão compartilhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário